NEO CONCRETE EXPERIENCE

10/12/2009 12:29

Exposição Neoconcrete Experience – Londres, 10/dez/09 a 30 /jan/10

Abertura da exposição: quinta-feira, 10 de dezembro, 6 - 8pm


Para celebrar o 50º aniversário do Movimento Neoconcreto a Embaixada Brasileira em Londres promove a exposição Neoconcrete Experience, tendo como foco principal a plataforma de disseminação dos conceitos neoconcretos, suas críticas e comentários, entre o final dos anos 50 e o princípio dos 60: O Suplemento Dominical do Jornal do Brasil.

A exposição retrata a revolução gráfica sofrida pelo Jornal do Brasil subseqüente à intervenção neoconcreta, mostrando como o conteúdo e a diagramação do seu suplemento de cultura eram alterados radicalmente pelas contribuições de artistas e poetas de vanguarda, designers e críticos de arte.

Contextualizada por uma seleção de fac-símiles do SDJB traduzidos para o inglês, a exposição contém revisões, criticas e comentários dessas passagens, entre elas a Primeira Exposição de Arte Neoconcreta, o Manifesto Neoconcreto e a Teoria do Não-Objeto. Inclui também um documentário, dirigido por Katia Maciel, com entrevistas nas quais os artistas relembram a “experiência neoconcreta”, e contextualizam o significado e a polêmica natureza do movimento.

Embora reverenciado pelas mais importantes e respeitadas academias da arte internacionais, particularmente pelo reconhecimento de artistas como Helio Oiticica e Lygia Clark,  o Movimento Neoconcreto é até hoje relativamente desconhecido ao grande público e frequentemente incompreendido.

Esta exposição é oportuna ao revelar uma força central na disseminação local contemporânea, e a profundidade e abrangência do discurso gerado pelo grupo neoconcreto.

Informação aos visitantes:

Local: Gallery 3232, Green Street, Londres  W1K  7AT  -  terças a sextas - 11am to 6pm, sábados  - 11am a 5pm,  +44(0)20 7399.9282;  entrada  livre
gallery32@brazil.org.uk  ou  www.brazil.org.uk/gallery32 
informações suplementares e fotos: Laura.Barbilbarbi@brazil.org.uk /  +44(0)20 7399. 9228.

Voltar